quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENVELHECER

Claudius,
Envelhecer não é fácil ,quanto mais quando a saída do campo da atividade nos deixa bastante ociosos,ou bastante cansado na lida com os netos,com problemas de família dos quais por experiência nada podemos fazer, e se fazemos acabamos atrapalhando o meio de campo, porque nossos filhos não são nossos filhos como bem disse Khalil Gibran,mas como a geração de hoje tem sido cruél para com seus idosos.
Mas o que mais me doi no envelhecimento nem é a perda que temos do nosso rosto,nos olhamos no espelho perguntamos quem e essa pessoa?Sim, a gente nasce com uma cara e fica com outra, é muito pertubador ,e tanto é assim ,que temos essa linda poesia
Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"
Cecília Meireles
O que mais me pertuba é acordar durante á noite ,e nos ver absolutamente sózinhos,e nascemos sózinhos,mas ha o carinho de nossos pAIS,dos nossos avós,o afeto de um irmao, de primo, tios,há muita gente por perto,envelhecer sem família e quase que um castigo imerecido,no meu caso eu teria de esquecer minha Pátria e ir para o acolhimento do filho que mora no exterior,mas eu seria bem vinda ali?Ningudem aprecia muito os velhos ,parece que somos rabo de gatos, em uma sala cheia de cadeiras de balanços,parece que nossas coisas e nossos hábitos os irritam, até nosso cheiro,sim eles dizem que os velhos tem um cheiro,mas eu uso Natura, Perfume açai ,cremes, desodorantes,o que eles querem dizer com isso?Tenho uma sensação que somos mofo, sei lá...Nada como ter-mos nossa casinha,e eu a tenho,mas ontem foi uma noite difícil ,eu acordei angustiada,um presentimento,uma angustia ,e eu chorei muito ,eu me deitei no chão da sala e chorei e ficou aquela poça de lagrimas, eu soquei o chão, e pedi a Deus para vir em meu consolo,mas o que me consolou mesmo foi um comprimido de rivotril inteiro,Eu estava angustiada porque eu fechei aquela porta, da qual não ha mais utilidade de se passar por ali,mas como e triste uma porta fechada,ainda mais quando ela tenha representado uma passagem feliz,ela deveria ficar aberta,uma porta nunca deveria ficar fechada.
E não deu outra ,recebo um telegrama de que ele havia postado uns papéis, e ja dizendo que é assim, e pronto ,não se fala mais á respeito ,e eu pensei o que virá dele,o que escreverá? estará ali dentro do tal sedex que chegará daqui a uns tres dias sei lá.
Até o carteiro esperou eu abrir o telegrama para se inteirar,ninguem se conforma imaginem eu?
Me lembro que minha mãe tinha a mania linda e cultural de reaproveitar os cadernos escolares ,imensos cadernos com 200 folhas de escola, e colocava ali crônicas que ela recortava de jornais e um dia eu li uma poesia que hoje achei na interenet com o título de ORAÇÃO DA TERCEIRA IDADE AUELE RECORTE NÃO DIZIA SER UMA POESIA, E O AUTOR ERA DESCONHECIDO, MAS É EXATAMENTE A MESMA COISA, E EU DEIXAREI AQUI ASSIM O DIA QUE VOCÊS SE SNTIREM VELHOS E CANSADOS,iu se irritarem com seus velhos sejam eles o sogro a sogra ou tios eu sei la o vizinho, E SE ACHARES QUE ESTÃO SENDO POSTOS DE LADO,PORQUE NA JUVENTUDE TAMBÉM HÁ AQUELES QUE QUEREM NOS PISAR,QUE SÃO FALSO,MAS SO A VELHICE DÁ O VERDADEIRO TROCO,AQUELES QUE NOS FAZEM MAL, DURANTE AS MADRUGADAS REZAMOS ,E PEDIMOS A DEUS PERDÃO POR TUDO QUE COMETEMOS E AINDA IREMOS COMETER E A PROTEÇÃO DE TODOS,SOMOS TÃO ÚTEIS,MAS NINGUÉM SABE.NÃO QUERO ME LAMENTAR JAMAIS, EU QUERO REALMENTE COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS PALAVRAS, E ENVELHECER EM PAZ E UMA NOITE QUANDO EU FOR ME DEITAR QUE EU POSSA NÃO MAIS ACORDAR,PARA NÃO DAR TRABALHO A NINGUÉM E TER O SONO PERFEITO PORQUE MORRER É APENAS UM SONO, CUJO DESPERTAR É A RESSUREIÇÃO.
Deixarei a oração em outra postagem sózinha.
Fiquei feliz de saber que está ai no Rio visitando sua mãe,você é maravilhoso!
Sua amiga
Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário