quarta-feira, 24 de julho de 2013

Piaff,Mimilson e eu















Em 19 de dezembro de 1915, Anetta  Giovanna Maillard uma jovem que canta pelas ruas de Paris dá a luz a uma menina, em plena  rua ,no poste em frente ao prédio decadente da rua De Belleville 72 , nasce em plena miséria Piaff a menina que deixaria o mundo encantado com sua voz.
Porém, que vida mais sofrida e desgraçada.



A mãe absorvida pelo sonho de se lançar no mundo da música de fazer sucesso abandona a menina com o pai que ganha à vida fazendo acrobacias nas ruas e a menina é que pega as moedas que lhes são jogadas, A avó, materna cuidada de Piaff, mas muito mal alimentada, dizem que colocava vinho em sua mamadeira,FORA OUTROS MALTRATOS, veio a guerra o pai é chamado e só volta uns anos depois e essa menina está depauperada e a leva para a Normandia na casa de sua mãe ,(avó paterna)que é dona de um bordel,ali ,ela teve dias melhores, mas fica cega dos 3 aos 7 anos de idade, até as meninas do bordel diz que quem curou a menina foi  Santa Tereza de Lisieux,ela volta com o pai após retornar sua visão ,para as ruas de paris , mas o pai acaba abandonando também a menina,  e aos 15 anjos Piaff  após anos de miséria e privações a tudo que uma menina nesta idade necessita começa a cantar em dupla com uma amiga,conhece Luizinho e  vão viver juntos num quartinho miserável ,onde teve sua filha, ela já está com seus 17 anos, a união não dá certo Luizinho leva a filha,assim como sua mãe fez, ela quer se encontrar no mundo artístico da música, e a criança e cuidada pela pai.Voz poderosa o que lhe rende algum dinheiro,pouco se sabe de sua vida era uma jovem muito  recatada.





Luizinho reaparece numa noite fria e horrível, e diz que a menina está gravemente doente (menigite)Piaff teve de se prostituir para tentar de tudo pela filha internada no hospital mas morre a menina.e Piaff fica com a amiga que cantava em dupla.E depois começa a cantar sozinha pelas ruas de Paris
Uma noite, já com seus 19 anos , próximo a um cabaré na  famosa Champs Elysées  ela cantando na rua bem na esquina o dono deste cabaré a contrata por 40 francos por noite,encontra um novo amor, um cafetão,que pega-lhe todo o dinheiro que recebe de suas canções.Piaff sempre canta canções que fala de sua vida, musicas tristes, e que ficaram eternizadas.
Como todo artista bom e famoso só são reconhecidos e amados após sua morte e quando piafff morreu ela teve um dos cortejos mais belos de todos os tempos e e enterrada num cemitério famoso onde recebe até os dias de hoje visitas em seu túmulo.Alguns dizem que ninguém nem soube de sua morte,eu não me sinto bem em mexer nesta história que me faz sofrer,me da uma raiva tão grande.
Muitas coisas há ,e dizem, e falam, umas são lendas, outras realidades ,pouco se sabe , mas o que se sabe é que verdade ou não se nasceu na rua ou no hospital, há uma placa no prédio da tal rua ,em que Piaff nasceu,e houve o filme, e há a peça tão bem encenada por nossa talentosa e amada Bibi Ferreira,que eu nunca pude assistir, e de novo perco mais uma peça que fala sobre essa criatura amada de Deus ,sofrida, meu amigo Mimilson havia me chamado por este celular insuportável e eu não ouvi ,estava no silencioso,pois eu iria de certo ,correndo, para assitir a peça.





Quase termina nossa amizade de novo,eu devo  muito a minha vida miserável ao meu amigo,sim,não  tão miserável quanto,só que eu não tenho nenhuma atributo ,nenhum dom,e não morri nas ruas, porque graças a deus tenho esse apartamento mas um dia daqueles que já não tem mai nada em casa, Mimilson chega com duas caixas imensas, dos correios ,onde ele abasteceu minha casa ,após esses dias bons, fartos, parece que o bem entrou em minha casa, a luz, a esperança,não a caridade de quem nos detesta,a  coisa “milagrosa” ,mas algo mandado por Deus ,conheci uma pessoa que tem sido meu anjo ,meu amor ,a bondade,e eu estou tentado dar a volta por cima de minha tragédia pessoal ,que Piaff tão bem canta em sua canção Hino ao amor. Que amor seria este?(o dela) Para quem essa mulher cantou esse amor?Luizinho? Teria de pesquisar ,e de que adianta isso agora.E que coisa,que vemos nas canções, nós mulheres sempre queremos mudar para agradar o nosso amor, Piaff ,tinha cabelos negros, e diz pintaria eles de loiro por um amor...Nunca pintarei meu cabelo de loiro, nunca, não depois disso, jamais.Em homenagem a você querida ,serei o que sou.
Tirei um pouco wikiped sobre seus amigos dos tempos bons porque só de ler a vida dela me congela os ossos ,sinto fome até,tempos difíceis estes, e saber que em Paris o tal primeiro mundo ,a cidade luz ,só teve escuridão para Piaff, e quando a luz chega ,ela se vai aos 47 anos diz ,sem um lamento,drogada pela morfina, a pessoa não quer mais se sentir...



Édith Piaf influenciou grande parte dos artistas de sua época. Tornou-se, principalmente, uma ponte para que estes se conhecessem; geralmente seu círculo de amizade se encontrava em sua casa. Foi na residência da cantora que grandes nomes da música francesa tiveram o primeiro contato e em diversas vezes iniciaram maravilhosas parcerias musicais, como por exemplo, Gilbert Bécaud, Jacques Pills (célebre cantor francês com quem a intérprete se casou em setembro de 1952), Jacques Plante, Louis Amade, Charles Aznavour (com quem também teve um caso amoroso), Jean Broussolle, Yves Montand, Jacques Prévert, Francis Lemarque, entre tantos outros, hoje também consagrados na história fonográfica da França e do mundo.Charles Aznavour com quem ele escreverá diversas canções cujas algumas como Mé qué me qué ou La Ville, serão registradas por cada um deles, interpretadas e preparadas de maneira bem diferente. É ainda na casa da cantora que Bécaud reencontra Jean Broussolle – das Compagnos de La Chanson, que lhe escreverá as letras de Alors, raconte. Compagnons registraram, no curso de sua longa carreira, uma gama de canções de Bécaud e Aznavour. Ainda na residência de Piaf, Charles Aznavour conhecerá Jacques Plante que virá a ser um de seus grandes colaboradores (For me…formidable, La Bohème, Les Comédiens…). Assim, pouco a pouco, o círculo de relações e de colaborações de Piaf foi se alargando ainda mais. Numa época imediata ao pós-guerra, que via nascer toda uma nova geração de artistas, não só a cantora teve apoio incondicional de seus amigos, grandes profissionais de música, mas também ajudou na carreira de muitos deles.
UM DETALHE MUITO IMPORTANTE PARA MIM É PROPRIO DE PESSOAS INCOMUNS E INFELIZES TAMBÉM, DEIXAREI EM VERMELHO E PARA BOM ENTENDEDOR.
Piaf casa-se com Théo Sarapo, cabeleireiro 20 anos mais novo do que ela.




Edith Piaf morreu em 10 de outubro de 1963 em Plascassier (na localidade de Grasse nos Alpes Marítimos), aos 47 anos, com a saúde abalada pelos excessos, pela morfina e todo o sofrimento de uma vida.